terça-feira, 7 de julho de 2009


PRÓ-LETRAMENTO

O QUE É?

O pró-letramento é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem de leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O Programa é realizado pelo MEC com a parceria de Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

O QUE PRETENDE?

Os objetivos do Pró-Letramento são;

* Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade de ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
* Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
* Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem.
* Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada.
* Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.


POR QUE FORMAÇÃO CONTINUADA?

A Formação continuada é uma exigência nas atividades profissionais do mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidade da formação inicial. O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.
Sendo assim, o pró-letramento em matemática foi concebido como formação continuada de caráter reflexivo, que considera o professor sujeito da ação, valoriza suas experiências profissionais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática, além de no processo, possibilitar-lhe que atribua novos significados a sua prática e ainda compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia-a-dia.
Não se pode perder de vista a articulação entre formação e profissionalização, uma vez que uma política de formação implica ações efetivas, no sentido de melhorar a qualidade do ensino, as condições de trabalho e ainda contribuir para a evolução funcional dos professores.

O PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA

Os materias do pró-letramento em matemática forma produzidos por professores dos cinco Centros de Formação Continuada em Educação em Matemática e Científica da REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA, das Universidades UFES, UFRJ, UNISINOS, UNESP e UFPA.

O Pró-Letramento em Matemática prevê a utilização do principio da problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas dos professores para o ensino da matemática. Busca significar práticas e conteúdos sem perder a cientificidade necessária a vida do cidadão, trazendo a tona novas leituras com novos enfoques para o ensino da matemática.

Utilizará de pequenos grupos de estudos, com atividades presenciais e a distância com atividades individuais, tendo como discusão principal o saber pedagógico dos professores cursista e sempre que se fizer necessário, utilizar de literatura específica para avançar nos conhecimentos da disciplina e da metodologia. Cada cursista receberá um kit de material contendo um guia do curso e oito fascículos que serão guias norteadores do processo do estudo.

É importante que os grupos de estudo, constituidos para a implementação do curso, sintam-se desejosos e envolvidos na problematica do ensino de matemática. Sendo um curso que exige estudo individuais e em grupo, é essencial que o professor cursista expresse oralmente e por escrito as inquietações e o sucesso de sua prática pedagógica.

Pretende-se, ao optar por uma metodologia que utilize momentos presenciais e a distância, construir uma comunidade de aprendizagem em rede, sob os princípios da cooperação, do respeito e da autonomia, que constituem os princípios de um grupo de estudos.

Durante as atividades individuais, você poderá contar com o apoio do tutor, utilizando meios de comunicação disponíveis em sua comunidade para que não se sinta sozinho e desanime com as dificuldades encontradas.